quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Projeto 10 Picos do Brasil

2010 a 2013

2010. Começamos com dois dos três picos da Serra do Caparaó (Bandeira e Calçado) programado para o primeiro semestre. Além de estarem mais próximos de Belo Horizonte que é nossa cidade de partida, talvez sejam os mais fáceis de serem superados.

A segunda etapa estava prevista para o segundo semestre de 2010 e inclui o Morro do Couto e o Pico das Agulhas Negras. Ambos na Serra do Itatiaia e próximos um do outro. O Agulhas Negras é a única montanha que nos exigirá um mínimo de técnicas verticais. Devido as chuvas de final de ano tivemos que adiar as subidas para 2011

Em 2011 partiremos para o Parque Nacional do Itatiaia com objetivo de conquistar o Agulhas Negras e Morro do Couto, picos que ficaram pendentes em 2010, previsão para abril.

Na sequência de 2011, vamos para Serra Fina em busca da Pedra da Mina, considerada uma caminhada complicada a um dos lugares mais inacessíveis da Mantiqueira.

Ainda em 2011, objetivamos a Pedra do Sino na Serra dos Órgãos, nas proximidades de Teresópolis. Caminhada longa porém tranquila.

2012 deixamos para um lugar de beleza única, não se trata de um pico e sim de um platô com cerca de 90 m^2 na fronteira com a Venezuela. O grandioso Monte Roraima.

E por fim, fechando o projeto, deixamos o mais complicado, o mais longe, o mais inacessível, o mais demorado, o mais desafiador, o mais exigente e também o mais alto do Brasil, PICO DA NEBLINA. Localizado no AM, em meio a selva amazônica em uma área da reserva indígena dos Yanomamis. Finalizaremos o projeto com o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março.

Temos ainda o Pico dos Cristais no Caparaó que ficará como curinga, sem data prevista.

Nenhum comentário: