quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BANDEIRA | CALÇADO - 2010

Pico da Bandeira - vista capixaba
O primeiro passo do projeto 10 Picos do Brasil foi dado em maio de 2010, mais precisamente dia 22. Eu, Vilmar, Faria e Jojoba nos encontramos na Infoex na sexta dia 21 e partimos rumo a Pedra Menina / ES, com objetivo de ascender os três principais picos do Parque Nacional do Caparaó.

Em 2003 haviamos subido o Bandeira pelo lado de Minas e desta vez decidimos por algo diferente. Partimos para o lado capixaba, apesar de mais curto, cerca de 4 km contra 9 km do mineiro, o terreno é bem mais acidentado o que torna o percurso mais difícil fazendo com que os tempos de caminhada sejam parecidos.

Tinhamos como meta chegar ao parque logo ao anoitecer, fazer um breve repouso e dar começo ao trekking no início da madrugada. Devido a um acidente em um gasoduto na estrada, o transito parou, alteramos a rota e conseguimos chegar ao parque as 1:30 horas do dia 22. O horário limite para entrada no parque é 17 horas, tinhamos negociado a entrada até as 24 horas, não cumprimos e não entramos. Pernoitamos em frente a uma pousada e as 6 horas estávamos lá de novo.

Casa Queimada
O acesso até o acampamento da Casa Queimada estava bem pior do que eu tinha imaginado e pesquisado. Subidas íngrimes e pedras soltas me fizeram sentir saudades dos 4x4. Mas por fim chegamos ao famoso camping, com uma estrutura razoavelmente boa, banheiros amplos, mesas e boa área para montar barracas. Praticamente não usamos nada disso.

Paramos o carro, tomamos nosso café da manhã e fomos logo arrumando as mochilas e equipamentos. Toda a programação para a subida noturna foi pelo ralo. Apesar de estar um pouco frio o sol dava a sua graça, tempo aberto e poucas nuvens nos convenceram que casacos, luvas e gorros não eram necessários, lanterna só a de emergência e de uma mochila de 45 litros, passei para um camelbak mule que cabe menos de 4 litros de bagagem, levando somente o essencial (água, comida, kit sobrevivencia e um casaco leve).

Pico do Calçado
Por volta das 9 horas partimos para a caminhada e tentativa inicial de conquistar os três principais picos do Caparaó, Bandeira, Cristais e Calçado. Pelo lado do Espírito Santo, para se chegar ao Bandeira é necessário que se passe pelo Calçado, o Cristal fica ao lado e é avistado durante quase todo o trajeto. A trilha já começa mostrando sua dificuldade, a subida em direção a pedra duas irmãs já poe a prova todo o treinamento que fizemos. A paisagem é simplesmente sensacional e seguindo as placas, marcações e as setas amarelas não tivemos dificuldades em encontrar o caminho. Com cerca de 2:30 horas chegamos ao ponto mais alto do pico do Calçado, com 2849 metros,  onde se tem uma vista de 360 graus e é possível avista o Bandeira e Cristais. A caminhada continua, e mais 40 minutos estavamos no cruzeiro, símbolo principal do pico da Bandeira a 2891 metros, o terceiro ponto mais alto do Brasil.

Pico da Bandeira
Com dois dos três objetivos realizados, começamos a descida para dar início ao Cristais, porém planejamos e estudamos pouco essa rota que não é tão visitada e nem marcada quanto a dos outros dois picos. Seguimos alguns totens que sumiram depois de alguns metros nos levando a uma descida considerável, já era meio da tarde e a incerteza do caminho nos fez desistir. Tentamos achar uma segunda trilha de acesso perto da pedra duas irmãs mas também ficamos na dúvida e optamos por deixar o Cristais para outra oportunidade.

O 10 PICOS DO BRASIL, deu seu primeiro e segundo passos, temos que ter paciência para prosseguir e saber desistir em determinadas situações.

O projeto dará prosseguimento em abril de 2011 com paradero em Resende no Parque Nacional do Itatiaia, próximos alvos: Agulhas Negras e Morro do Couto.

Nenhum comentário: