segunda-feira, 14 de março de 2011

Pedra Grande - Igarapé | MG

19/02/2011 - Sábado, dia da abertura de temporada para a Norte Sul 27.

Com o a pretensão de fazer 4 picos do projeto "10 Picos do Brasil" em 2011, decidimos realizar um trekking treino para abrir a porteira de 2011. O local escolhido foi a Pedra Grande, localizada na Serra de Igarapé.

Igarapé é um pequeno municipio localizado a 60 km de Belo Horizonte as margens da BR 381. A vegetação de cerrado e relevo montanhoso abriga dois picos, o do Itatiaiuçu com 1434 metros e a Pedra Grande a 1414 metros acima do nível do mar.

Seguimos para a cidadezinha as 7:30 da manhã após um café da manhã, com destino ao sítio do Seu Vicente, pai do Vilmar. Deixamos o carro e partimos para uma caminhada de aproximação e em aproximadamente 1 hora estavamos adentrando a trilha que nos levaria a topo da Pedra Grande.

A trilha não é longa porém o acesso não é dos mais fáceis como li em alguns relatos. Começamos com uma caminhada tranquila em uma subida pouco íngrime que dá acesso a uma matinha fechada, nesse ponto a subida aperta um pouco e contamos com a presença de pedras e raízes que começaram a justificar nossa ida. Passando pelo trecho mais fechado alcançamos a subida mais difícil, bem íngrime e com cascalho solto até chegarmos a parte que dá acesso ao ponto mais alto que é composta por pedras grandes que ao serem vencidas nos gratificam com um belo visual de 360 graus.

O caminho de volta é o mesmo, tudo que subimos temos que descer, trekking em montanhas é sempre assim, o ponto mais alto é apenas a metade do caminho.

Os preparativos continuam e o próximo objetivo será Agulhas Negras e Morro do Couto no Parque Nacional do Itatiaia.